Quando me perguntam, “Por que Atacama?”, o tour astronômico é a resposta. Sou apaixonada pelo céu noturno, estrelas, planetas, lua… tudo. E nesse meu amor pelo céu, sempre procurei quais são os melhores lugares pra observar estrelas durante a noite e o Atacama sempre aparecia nas primeiras posições. Logo fui conhecendo mais sobre o Atacama, li muitos blogs e muitos relatos de viagem e assim eu comecei a sonhar em conhecer todo o deserto.

Quando fui escolher a data da viagem, olhei também o calendário Lunar, no Atacama poucas agências fazem o tour com a lua cheia e se fazem a experiência acaba não sendo tão completa. Olhei o calendário e consegui colocar nossa chegada no deserto junto com a lua nova. E assim nosso primeiro passeio foi o tour astronômico.

Como eu contei no meu primeiro post sobre o Atacama, fechei meu pacote com todos os passeios quando eu ainda estava no Brasil. Conversei muito com o pessoal da agência sobre esse passeio e perguntava mil vezes se já tinham mesmo feito minha reserva para aquele dia exato (por causa da lua nova).

tour astronomico

Nos encontramos em frente a agência as 21 da noite e eles dividiram todos que estavam por lá em dois grupos: Quem queria o guia explicando em inglês e os que preferiam Espanhol. Escolhemos Inglês porque me enganei achando que no Chile, eu entenderia tudo que falavam em Espanhol e eu na real, entendia 20% do que eles falavam.

Eu imaginava que a viagem fosse ser mais longa, mas em cerca de 15 minutos chegamos ao nosso destino. Lá eles dividiram o tour em 4 etapas:

1 – Nos levaram pra uma salinha e com alguns slides nos deram uma pequena aula sobre o espaço.

2 – Fomos até um lugar mais escuro, céu aberto, sentamos em umas cadeirinhas com cobertores e o nosso guia nos deu uma aula (muito legal) sobre as constelações. Nos mostrou direto no céu algumas delas e conseguimos nesse momento ver 4 planetas no céu a olho nu, foi incrível.

3 – O lugar tinha cerca de 6 telescópios, e cada um deles era direcionada para um ponto do céu, vimos saturno, galáxias, constelações, a lua, marte etc. É bem legal checar quantos telescópios tem a agência que você vai possui, algumas tem dois, e algumas nem tem =(

4 – Comidinhas: fizeram uma mesa cheia de coisas gostosas pra nós, tinha bolo, biscoito, bolachas, chá, chocolate quente e vinho. Não gostei de nenhuma das bebibas (mas esse foi um problema do Chile no geral hehe)

No final do passeio eles fizeram a nossa foto em grupo, antes de você fechar com uma empresa, vejam se tem essa foto inclusa, algumas agências oferecem e algumas não. Pedimos uma foto com apenas nós 4 e nos cobraram 3 mil pesos.

Eu fechei o tour junto com um pacote, mas eu sei que esse Tour custa cerca de 20.000 pesos. Quando você negocia um pacote com alguma agência, o valor cai pra cerca de 18.000 pesos.
Fizemos o Tour com a agência Una Noche com Las Estrelas,a nossa experiência foi muito boa.